Controlo de acessos

Como funciona um sistema de controlo de acessos?

O controlo de acessos é um sistema através do qual é possível efectuar a gestão de uma zona com áreas delimitadas no que diz respeito aos seus utilizadores, podendo restringir o seu acesso a determinados locais e até registar os seus movimentos.

Um sistema de controlo de acessos pode ser muito importante para qualquer empresa que pretenda ter um controlo rigoroso de todos os movimentos de entrada e saída das suas instalações.

Qual o objetivo destas instalações?

O objectivo primeiro de um sistema de controlo de acessos é extremamente simples: controlar quem pode estar num dado momento, num determinado local.

Estes sistemas permitem definir regras de acesso a um determinado espaço registando a data/hora do acesso das pessoas autorizadas a entrar no local. Existem inúmeras tecnologias disponíveis para identificação autorização e/ou autenticação de pessoas:

  • Aplicação de código numérico;
  • Utilização de cartões de leitura por aproximação;
  • Leitores de dados biométricos;
  • Identificadores de viatura e leitores de matrículas;
  • E outros.

A restrição de acesso realiza-se por intermédio de barreiras físicas como portas, torniquetes, barreiras de viaturas, portões automáticos, e uma variada gama de outros equipamentos específicos para cada utilização.

Scroll to Top