Redes Estruturadas

Sabe o que são Redes Estruturadas?

O conceito de redes estruturadas é atribuído às redes de cabeamentos instaladas num edifício e que suportam sistemas capazes de conduzir informações, assim como dados, voz, imagem e segurança.

Estes sistemas podem integrar vários meios de transmissão – cabos metálicos, fibra óptica e sem fio, entre outros – e garantem uma implantação modular da rede com capacidade de expansão programada.

A transição para redes convergentes faz com que seja necessária a implementação de infraestruturas de rede local (LAN) e alargada (WAN), de modo a assegurar melhor qualidade de serviços nos variados tipos de tráfego que circulam nessas redes.

Quais são os objetivos das Redes Estruturadas

O objetivo principal do surgimento das redes estruturadas foi a busca pela padronização das infraestruturas tradicionais instaladas dentro de edifícios comerciais e residenciais, de modo independente às aplicações empregadas.

O cabeamento estruturado, análogo ao sistema elétrico, proporciona ao usuário a utilização de diversos equipamentos simultaneamente, de forma simples e organizada.

Com base neste facto, as redes estruturadas são constantemente utilizadas em empresas de médio e grande porte, principalmente, pelo fato de possuírem um número gigantesco de dados a serem sistematicamente compartilhados.

Quando estamos perante este número de dados gigante a serem partilhados percebemos bem a necessidade de sincronia entre as máquinas presentes em uma rede, para que não haja perda de nenhum dado no processo de comunicação.

Vantagens de ter uma rede estruturada na sua empresa

Numa rede corretamente projetada, as necessidades de todos os usuários podem ser atendidas com maior facilidade e flexibilidade.

A conectividade assegurada por este sistema para os dispositivos existentes, a disponibilidade para as tecnologias emergentes, os diagnósticos e operações facilitados são algumas das grandes vantagens das redes estruturadas.

É possível que sejam necessárias mudanças, manutenções ou implementações. Com este sistema tudo é feito com agilidade, segurança e um controlo superior.

De forma mais resumida, um sistema de redes estruturadas fornece uma infraestrutura de cabeamento que proporciona desempenho previsível, desde que tenha sido planejado e instalado adequadamente.

Scroll to Top